Capítulo 1 Introdição aos Conceitos de Redes de Computadores

Perceptiva sobre as redes



- Vou avisando que o capítulo inicial não abrange o conteúdo do exame. Usuários avançados podem pular ele tranquilamente. O autor só quer deixar claro uma coisa que é até, muito comum no meio curso, que são as respostas das pessoas quando perguntadas sobre o motivo que a levaram escolher o curso de Engenharia da Computação. A resposta geralmente é queo gostam de usar o computador. Só que existe uma grande diferença do mundo do usuário para o mundo que provê a infra-estrutursu+os usuários neste caso o engenheiro de redes.


Ramificações


- Segundo o autor, os exames CCNA e especificamente o ICND1, concentram-seem duas grandes ramificações de conceitos, protocolos e dispositivos de rede., são conhecidas como:

Rede Empresarial;
Pequeno escritório ( small Office/ Home office ou SOHO)
Como o próprio nome já diz a primeira é voltada para as corporações enquanto a segunda para uso doméstico. Esta última ramificação utiliza os mesmo conceitos, protocolos e dispositivos, mas a diferença está na não utilização de alguns itens da rede empresarial.


Uma rede na sua essência - Redes dos Flinstones




Resultado de imagem para basic home network diagram
O autor conta uma diverida historia sobre a rede de computadores dos flinstons para mostrar o seguimento das redes, problemas e soluções abordadas de acordo com a necessidade que foi surgindo. Vou citar os factores que ele quis chamar a tenção.

O proósito de uma rede é a troca de dados e/ou informação entre pontos remotos (distantes). A comunicação é feita através de dispositivos que possuem um fio de transmissão e um para recepção chamados placas de rede.

O problema fica mais interessante quando se pretende ligar mais de dois computadores como por exemplo, três ou quatro pcs. Uma solução seria colocar 2 placas de redes em cada computador mas se ao invés de 3 computadores fossem 100 ou até 1000? Logo o foco é criar um meio de concentrar os pontos e espalhar informações para qualquer ponto conectado a ele.

Sendo assim, agora já é possievl que 2 PCs se comuniquem. A questão agora é como identificar cada um par que seja possível estabelecer uma comunicação. É necessário estabelecer uma convenção  de endereçamentos de redes, ou seja cada PC na rede utilizará um endereço único que o identificará. Desta forma já é possivel enviar um arquivo/informação para um PC específico.

Outro problema que surgiu: Distancia ! Como fazer com que os computadores consideravelmente distantes se comuniquem? A idéia é fazer um tronco entre concentradores tornando possível atingir distancias maiores. Com o crescimento da rede ficou difícil memorizar os números de cada usuário e com isso veio a surgir a utilização de nomes ao invés de números facilitando bastante a troca de dados.

Pontos Importantes!
- Placas de redes nos computadores;
- Placas com endereçamentos alfa-numéricos ;
- Cabos conectando PC a hubs;
-Tipologia física em estrla;
- Aplicativos de trasferência de arquivos que utilizam o hardware adjacente para realizar a tarefa.


Comentários